Eleanor Marx

Candelabro aceso para Jenny Julia Eleanor "Tussy" Marx
(1855 - 1898)



Eleanor Marx (também conhecida como Eleanor Aveling Marx) jornalista, escritora, tradutora, polemista, boêmia, socialista militante e filha favorita do pensador, economista e filósofo Karl Marx. Nasceu em Londres, a 16 de janeiro de 1855. Morreu a 31 de março de 1898, na mesma cidade. 

Das meninas sobreviventes entre os sete filhos - Jenny (1844 - 1883), Laura (1845 - 1911) e Eleanor - a mais nova era a predileta de Karl Heinrich Marx (1818 - 1883) que, de Bruxelas a Paris, mudaram-se para Londres em 1849.

Lá, longe das carências do passado, amparada pelas generosidades de Friedrich Engels (1820 - 1895), em meio a uma infância vitoriana feliz e com o apelido de Tussy, acompanhava a família a piqueniques em Hampstead Health e apresentações teatrais, em que interpretavam obras de Shakespeare. 

Mimada, viu a adolescência chegar cercada pela turbulência social que envolvia o trabalho do pai com a redação de O Capital (1867) e a ação doutrinária que dali se desenvolveria e da qual participava ativamente, seja na tradução de textos, seja na participação das polêmicas. 

Assim, ela sempre esteve profundamente envolvida com os debates que ocorriam na Londres literária das duas últimas décadas do século XIX. Como participante do círculo boêmio que se agregava em torno do British Museum, incluía entre seus amigos a romancista Olive Schreiner (1855 - 1920), a poeta e novelista Amy Levy (1861 - 1889), o sexólogo Havelock Ellis (1859 - 1939) e o crítico, dramaturgo e polemista George Bernard Shaw (1856 - 1950), que receberia o Prêmio Nobel de Literatura em 1925. 

Com vinte e poucos anos, sofria de anorexia, e como as irmãs houvessem mudado para a França, cuidava dos pais doentes e ainda atuava na imprensa, colaborando e escrevendo resenhas para jornais russos, alemães e ingleses. Realizava traduções (incluindo a primeira versão de Madame Bovary para o inglês) e acabou a redigir a primeira história do socialismo.

Com a morte do pai, coube-lhe a tarefa de pôr em ordem seus papéis, providenciar publicação e disseminar sua doutrina internacional, ensinando ainda muitos trabalhadores socialistas a ler e a escrever.

No ano seguinte ao desaparecimento de Marx, foi viver com Edward Bibbins Aveling (1851 - 1898), um homem de muitas facetas, mas quase todas fracassadas - dramaturgo, crítico, cientista -, que a ajudou nas traduções. E não demorou a perceber a superficialidade de sua natureza. Mas viveu com ele por quinze anos cheio de tumultos e brigas violentas, sobretudo devido a descoberta de Frederick (Freddy) Demuth, o suposto filho bastardo que Marx tivera com Helene Demuth (1820 - 1890), sua fiel empregada.

Com o companheiro, fundou a Liga Socialista em 1884 e vários sindicatos de trabalhadores ingleses. No verão de 1897, Edward a abandonou por uma atriz de 22 anos, com quem se casou. Mas a 31 de Março de 1898 foi à casa dela, em Sydenham, provavelmente tentando extorquir-lhe algum dinheiro com a história do "irmão secreto". Profundamente deprimida, assim que ele saiu, Eleonor foi para o quarto, pôs um vestido de noiva branco (outros dizem que desnudou-se) e se matou, engolindo uma dose letal de ácido prússico (ou cianídrico), deixando o seguinte bilhete ao ex-amante:

"Querido, logo terá tudo terminado. Minha última palavra
para você é a mesma que eu disse todos esses longos e tristes anos
- amor."


Em 5 de abril de 1898 uma multidão de enlutados compareceram ao seu funeral. Seu corpo em seguida foi cremado em Woking (Inglaterra). Uma urna com suas cinzas foi guardada e protegida por várias organizações socialistas até finalmente ser sepultada ao lado dos restos mortais de Karl Marx e outros membros da família no cemitério de Highgate, em Londres, em 1956. 

Treze anos depois de sua morte, em 26 de novembro de 1911, Laura Marx Lafargue, sua irmã mais velha (1845 - 1911), e o marido Paul Lafargue (1842 - 1911), se suicidaram de modo idêntico. 

Em 9 de setembro de 2008 uma placa azul em sua memória foi colocada na casa em Londres onde passou seus últimos dias. 

Fotos:

Pintura de admirador de Eleanor Marx. 

Edward Aveling, com quem Eleanor viveu por mais de quinze anos.  

Eleanor na infância.  


Uma de suas obras:
"O Movimento da Classe Trabalhadora na Inglaterra"



Wilhelm Liebknecht e Eleonor Marx.