Paul Rée

Candelabro aceso para Paul Rée 
(1849 - 1901).


Jovem filósofo judeu polaco de origem alemã. Nasceu a 21 de novembro de 1849, em Bartelshagen, na Pomerânia. Morreu a 28 de outubro de 1901, em Inn, Alemanha.

Estudou Filosofia e Medicina, ligando-se à escritora-psicanalista alemã Lou Andreas Salomé (1869 - 1938), por quem foi apaixonado e acabou disputando com Friedrich Nietzsche o amor e a companhia intelectual. Foi autor de Psychologische Beobachtungen.

Desesperado, refugado por Lou, que se uniu ao orientalista Friedrich Carl Andreas (1846 - 1930) (com quem se casou em junho de 1887), deprimido ao extremo, Rée seguiu para Oberengadin e, em Celerina, Suíça, propôs-se trabalhar como médico da população carente, contudo, ali se suicidou atirando-se de um penhasco.

Há quem defenda que se tratou de um acidente. Um trabalhador que o avistava ao longe, do outro lado do rio, afirmou tê-lo visto se desequilibrando e caindo. Foi o mesmo que retirou o corpo do filósofo das águas. Ainda assim seu estado psicológico delicado e seu afastamento nas montanhas, onde era visto quase como "santo" pelos moradores por receberem sua assistência médica, indica ser mais plausível a tese de suicídio. Está enterrado em Celerina.

Galeria de fotos:

Lou Salomé, Paul Rée e F. Nietzsche. 


O rio Inn de Celerina.

*